Bolsa de estudos em inglês – Onde fazer? Confira 3 locais!

Uma bolsa de estudos em inglês é o sonho de muitas pessoas, independentemente da idade da mesma. Por isso, muitas pessoas buscam por oportunidades no mercado de trabalho por empresas que forneçam esse tipo de bolsa para aperfeiçoamento de seus colaboradores, visando uma melhoria do plano de carreira de cada um.

Vale ressaltar que também existem instituições de ensino que oferecem bolsa de estudos em inglês para alunos que se destacam em determinadas áreas, como em tecnologia, por exemplo, este que é um ramo que vem crescendo e muito nos últimos e possui uma busca incessante por profissionais que saibam falar inglês.

Essa urgência por profissionais bilíngues também se estende para outras áreas diversas, e por isso cada vez mais as pessoas buscam por cursos de inglês gratuitos ou bolsas que oferecem a possibilidade do aprendizado da língua da rainha sem ter que pagar nada por isso. Mas como funciona uma bolsa de estudos como essas?

Neste conteúdo, vamos explicar a você o que é uma bolsa de estudos em inglês, quais são as principais vantagens que as mesmas podem fornecer aos alunos e onde podemos consegui-las. Acompanhe-nos nessa leitura incrível e temos certeza de que não se arrependerá. Vamos lá, leia conosco!

O que é uma bolsa de estudos em inglês?

Bolsa de estudos em inglês
O que é uma bolsa de estudos em inglês? | Fonte: Pixabay.

Uma bolsa de estudos em inglês, como o próprio nome já indica e como você deve imaginar, é uma oportunidade de aprender essa língua sem pagar nada. As bolsas são oferecidas por instituições variadas, desde as próprias escolas nacionais e internacionais, até empresas privadas para seus colaboradores, chegando enfim aos programas de incentivo à educação do Governo Federal.

Uma bolsa de inglês consiste única e exclusivamente no aprendizado da língua. O aprendizado pode ocorrer de formas diferenciadas de acordo com o curso ofertado, desde o inglês que envolve toda a gramática, até um inglês com foco apenas na conversação, ou seja, no aprendizado da língua em situações cotidianas, fazendo com que a pessoa se torne fluente na língua em questão.

Quais os tipos de bolsas de estudos em inglês?

Conforme mencionado anteriormente, existem diferentes tipos de bolsa de estudos em inglês. As mesmas variam não somente no tipo de curso ofertado, mas também e principalmente por quem oferta esse tipo de curso. Podemos categorizar os cursos oferecidos em 3 diferentes situações. Leia:

Cursos oferecidos a empregados

Essas são bolsas já institucionalizadas em determinadas empresas. Muitos profissionais se candidatam às vagas referentes a setores da empresa somente pela chance de ganhar uma bolsa de um curso de inglês em uma boa escola. É ideal para quem quer ganhar um curso de graça e ainda ser valorizado em uma empresa que bem provavelmente paga bem, sem contar no incentivo do plano de carreira.

Bolsas oferecidas por instituições de ensino dentro e fora do Brasil

Muitas escolas de inglês realizam seleção de alunos para recebimento de bolsa de estudos de inglês. Os motivos para isso são variados, desde filantropia até dedução de impostos junto ao Governo onde atuam. Dessa forma, é possível encontrar boas oportunidades de bolsas não somente aqui no Brasil, como também na Europa ou Estados Unidos. Vale a pena pesquisar!

Bolsas de programas sociais do Governo Federal

Alguns programas sociais de incentivo à educação do Ministério da Educação, o MEC, oferecem bolsas para alunos que se destacam em determinadas áreas. Portanto, caso você ainda seja aluno de ensino fundamental ou médio, pesquise mais sobre o assunto, pois a sua bolsa de estudos em inglês pode estar mais perto do que imagina.

Quais as vantagens de uma bolsa de estudos em inglês?

E quais são as vantagens de vivenciar de perto uma bolsa de estudos em inglês? Já mostramos a você quais os tipos disponíveis, e, consequentemente, onde pode encontrá-las. Mas e quais são as vantagens? Abaixo separamos alguns dos quesitos que consideramos cruciais na vivência de uma experiência como essa. Leia:

Você não paga nada

O principal benefício nesses casos é, de longe, que você não pagará nada por seus estudos. Um curso de inglês atualmente é bem caro, o que dificulta o aprendizado das pessoas em geral. Quando se consegue um desconto, por exemplo, já é algo satisfatório e visto com bons olhos.

Quando reduzimos o custo à zero, por outro lado, estamos falando de algo incrível. Portanto, vale muito a pena sair em busca de uma bolsa como essas, sendo o principal fator o financeiro, já que nada pagará por seus estudos.

Vivencia novas experiências

A pessoa que consegue uma bolsa de estudos em inglês irá vivenciar novas experiências incríveis. Seja no momento em que estuda ou em longo prazo, a vivência do cotidiano irá mudar drasticamente.

Momentaneamente, podemos estar falando de um curso de inglês fora do país, como um intercâmbio gratuito, fazendo com que conheça locais novos e esplêndidos. Quando analisamos em longo prazo, estamos falando de novas oportunidades de emprego, chance de viajar para fora do país com maior tranquilidade em relação ao cotidiano, entre outros exemplos desse tipo.

Conhece novas pessoas

Bolsa de estudos em inglês
Conhece novas pessoas | Fonte: Pixabay.

Como consequência dessas novas experiências, o estudante com bolsa irá conhecer novas pessoas, novamente podendo vivenciar essa experiência momentaneamente ou em longo prazo. No caso do intercâmbio em específico, é possível fazer amizades incríveis com pessoas de outros países.

Além disso, caso você faça intercâmbio fora do país e encontre um emprego, pode voltar em outra oportunidade, sem o vinculo do intercâmbio e curso gratuito, e ainda sim conseguir emprego no local em que trabalhou. Em suma, as oportunidades de conhecer novas pessoas são diversas, e vale a pena serem analisadas.

Aprende uma língua falada a nível mundial

Por fim, como principal benefício ao lado do fator financeiro, temos o quesito do aprendizado. A bolsa de estudos em inglês tem um objetivo principal: fazer com que o aluno em questão aprenda a língua mais falada em todo o mundo. Aprender inglês atualmente, conforme mencionamos durante todo o conteúdo, é algo essencial não só para o crescimento na vida profissional, como também para experiências pessoais em geral. Esperamos ter ajudado você na sua busca por uma bolsa de estudos em inglês. Até a próxima!

Sobre Aprenda Inglês