Como aprender a falar inglês sozinho? – Guia com 9 dicas!

Como aprender a falar inglês sozinho?

Como aprender a falar inglês sozinho? De que forma podemos exercitar a nossa mente de forma diária para aprender uma nova língua? Apesar de parecer muito difícil, pode ser mais fácil do que imagina. É claro, você não será um conhecedor exímio da língua, mas poderá se virar sozinho quando for viajar para fora do país.

Neste conteúdo, separamos algumas que consideramos dicas essenciais de como aprender a falar inglês sozinho. Assim, você pode repeti-las na sua casa e tornar o processo de aprendizado ainda mais simples. Leia conosco!

Como aprender a falar inglês sozinho?

Como aprender a falar inglês sozinho?
Veja como aprender a falar inglês sozinho | Fonte: Pixabay.

Dez palavras por dia

Se você tem um nível elementar ou intermediário, depois de um tempo, você corre o risco de usar as mesmas palavras repetidamente na conversa. A primeira coisa para enriquecer o vocabulário é criar cartões de palavras para aprender todos os dias.

Cerca de dez palavras por dia são escritas em um cartão, para serem aprendidas e memorizadas. Isso permite que você adquira mais facilidade na expressão escrita e eleve o seu nível de prática.

Como aprender a falar inglês sozinho, traduzindo as letras de suas músicas favoritas

Você pode aprender a letra das suas músicas favoritas. As vantagens de traduzir letras de músicas são muitas:

  • Descubra (finalmente) o significado das canções famosas que gosta;
  • Conheça melhor o seu artista favorito;
  • Aprenda muitas expressões da língua inglesa.

Existem muitos sites de tradução e transcrição de palavras que você pode usar. Aprender inglês cantando é um método lúdico que funciona e promove a memorização.

Como aprender a falar inglês sozinho? Assista a séries de TV e filmes na língua original

Os cinéfilos sabem: usar as versões originais é muito instrutivo para começar a aprender inglês sem ter a impressão de estar estudando. O método é eficaz para acostumar gradativamente o ouvido à sonoridade do idioma, aos termos em inglês e às expressões idiomáticas. As expressões e gestos dos atores ajudam então a entender as conversas.

A princípio vamos optar por filmes e séries na versão original, legendados em português. No início, você passa muito tempo lendo, em vez de realmente acompanhar o programa. Mas com o treinamento isso muda rapidamente. Com o tempo, legendas em inglês são usadas. É um sinal de que o progresso está sendo feito em uma linguagem que parecia obscura. 

Ouça podcasts

No ônibus, embaixo do edredom, na academia, podcasts sempre podem acompanhá-lo. Fáceis de usar, essas gravações são transmissões que podem ser ouvidas em uma versão gratuita e baixadas com um clique. O método é ideal para melhorar a compreensão oral do inglês. Educacionais, pedagógicos ou temáticos, os podcasts são numerosos.

O podcast em inglês é ideal se você deseja se tornar bilíngue e falar inglês como em Londres, Nova York ou Sydney. É como fazer exercícios orais, apoiar o conhecimento geral – história, economia, sistema político dos países – e aprender a se virar.

Para se preparar para uma viagem de estudo de idiomas ao Reino Unido ou à Nova Zelândia, por exemplo, baixar podcasts em inglês permite que você se familiarize com os sotaques, hábitos e costumes dos respectivos países.

Coisas para realmente progredir, mesmo sem perceber, melhorando rapidamente o seu inglês. E para aperfeiçoar seu nível, por que não procurar um professor de língua materna em sua cidade, escolhendo um curso de inglês personalizado?

Use ferramentas de correção

Como aprender a falar inglês sozinho? Graças a um corretor, você logo se despedirá dos erros gramaticais e ortográficos. Desde que o corretor do Word existe, não há mais borrachas e lápis. Online agora é possível encontrar instantaneamente todos os seus erros.

O propósito dos corretores? Erradique erros gramaticais grosseiros – que incomodam uma comissão de falantes de inglês ou um falante de inglês bilíngue – e reformule frases no inglês correto da melhor maneira possível. Eles traduzem, reformulam frases, corrigem a gramática e outros detalhes. Eles são ferramentas úteis para a vida cotidiana.

Participar de eventos de idiomas, outra maneira de como aprender a falar inglês sozinho

Workshops e reuniões são frequentemente organizados nas cidades grandes como São Paulo para encorajar o aprendizado do inglês. Essas oportunidades de conversar sobre um interesse comum têm várias vantagens:

  • Desenvolva seu nível de inglês rapidamente;
  • Esteja confortável falando;
  • Faça encontros estimulantes.

Pratique inglês com bate-papo multilíngue

O inglês deve ser praticado. A web oferece discussões em línguas estrangeiras, em diversos fóruns. A troca de idiomas via chat multilíngue permite que você discuta, em seu próprio ritmo, com falantes nativos de inglês. A ideia é simples, você escolhe com quem falar e também como: e-mail, chat, encontros cara a cara, etc. Você certamente descobrirá algumas expressões populares que nunca encontraria nos livros escolares.

Ouça as novidades para aprender inglês de forma autodidata

Como aprender a falar inglês sozinho? Vários recursos para aprender inglês estão disponíveis online. Por que não aprender inglês expandindo seus conhecimentos gerais? BBC e CNN estão disponíveis com vários tipos de assinaturas.

De manhã, coloque-se no modo inglês, antes de ler os jornais. Os artigos em português são traduzidos para o inglês em revistas mensais que fazem resenhas da imprensa internacional. Basta procurar e encontrar aquela que mais se encaixa com o que você gosta de saber como notícia nova.

Aprenda inglês por conta própria graças ao Youtube

Como aprender a falar inglês sozinho?
Use o YouTube como método de aprendizado | Fonte: Pixabay.

Com a explosão do 2.0 e a compra do YouTube pelo Google em 2006, milhões de internautas publicam e consultam vídeos todos os dias. “Youtuber” quase se tornou uma profissão, para quem se filma e se publica, tentando transmitir a sua paixão.

Tutoriais educacionais são produzidos em grande número por professores de inglês. Digite “aprender inglês” no YouTube e você terá acesso a dezenas de canais, substituindo o professor particular pelo seu PC. Você terá que escolher entre várias propostas de tutoriais em inglês, inscrevendo-se no melhor.

Este foi o nosso guia com dicas de como aprender a falar inglês sozinho. Esperamos que tenha gostado de nossas ideias e que comece seu aprendizado dessa língua universal o quanto antes. Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo. Até a próxima!