Curso Gratuito de Inglês: você pode aprender com qualidade!

Um curso gratuito de inglês não é de qualidade inferior apenas porque não é pago. Existem ótimas opções para dominar o idioma sem gastar. Veja algumas aqui!

Mulher sentada em frente a computador

Descrição gerada automaticamente

Desconfie de tudo que é de graça. Não é possível que o gratuito seja melhor que o pago. Quantas vezes já ouvimos e dissemos essas frases, até mesmo quando surge um curso gratuito de inglês com qualidade reconhecida?

Mas isso é realmente possível? Um curso de inglês grátis que valha a pena?

Certamente sim!

É natural que as pessoas desconfiem de algo grátis pois sabemos que produzir algo exige gastos. Mas a tecnologia também trouxe mais essa surpresa: é possível entregar produtos com qualidade sem que seja preciso pagar por eles.

A novidade aqui são os cursos online de inglês e outros idiomas, onde não precisamos nos deslocar à uma escola e não há necessidade de instalações como salas de aula.

Esses aspectos fazem as aulas de inglês EAD custarem muito menos que o ensino presencial.

Mas será que realmente existe um curso de inglês grátis pelo governo 2020? E qual é o melhor curso de inglês online grátis? Vamos falar sobre o assunto e mostrar que nem sempre o barato sai caro!

O que vamos ver nesse artigo:

  • É verdade que existe curso de inglês gratuito na USP?
  • Conheça o IsF, o curso de inglês grátis pelo governo 2020
  • Qual o melhor curso de inglês online grátis?
  • Vamos falar do Alison Curso de Inglês online
  • Conheça uma ótima opção de curso de inglês online grátis para iniciantes!

É verdade que existe curso de inglês gratuito na USP?

Sim!

Na USP (Universidade de São Paulo) você pode encontrar uma série de cursos de inglês, francês, espanhol, japonês e português. O objetivo da instituição é proporcionar às pessoas a oportunidade de aumentar o seu preparo e empregabilidade com domínio de idiomas.

Todos os eventos são remotos e para o aprendizado em inglês existem uma variedade de temas e finalidades, mas voltados para aspectos específicos, profissionais e acadêmicos. 

Veja alguns exemplos:

  • Prática comunicativa (4 níveis);
  • Leitura em inglês de textos acadêmicos (2 níveis);
  • Escrita em inglês acadêmica (3 níveis);
  • Compreensão oral em inglês de palestras;
  • Preparatório para certificações de proficiência em inglês.

Como podemos observar, o aluno precisa ter um nível de inglês intermediário, pois não são ministrados os aspectos básicos do idioma (tempos verbais, conjugações e outros). 

A ideia é potencializar o conhecimento em inglês em grupos que buscam uma recolocação melhor no mercado de trabalho e estudantes do nível superior que precisam de uma base melhor no entendimento de conteúdos técnicos de seus cursos.

Outro foco importante é a preparação para pleitear vagas em cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado no exterior.

É importante acompanhar a abertura de vagas para os cursos online de inglês da USP através do site https://clinguas.fflch.usp.br/cursos-ingles, pelo e-mail cil.sec.usp@gmail.com ou pelo telefone (11)3091-2416. 

Conheça o IsF, o curso de inglês grátis pelo governo 2020

Parece estranho que o governo ofereça cursos gratuitos de inglês? Pois a iniciativa existe, é o Idiomas Sem Fronteiras (IsF), criado pelo Ministério da Educação em parceria com a plataforma de cursos online MEO (My Only English).

Além dos cursos presenciais de inglês e remotos, também são oferecidos cursos de espanhol, francês, alemão e outros idiomas. Com a pandemia, os cursos em locais físicos foram suspensos.

Esses cursos podem ser feitos por:

  • Alunos de graduação e pós-graduação em instituições credenciadas pelo programa;
  • Professores de idiomas da rede pública de ensino básico;
  • Docentes e técnicos das instituições credenciadas;
  • Estrangeiros que estejam estudando no Brasil através das instituições afiliadas.

O objetivo principal do IsF é aprimorar as condições de empregabilidade dos brasileiros e o desempenho de estudantes em cursos no exterior.

O curso gratuito de inglês do MEC possui 5 níveis e, ao final, prepara o estudante para as provas de proficiência em inglês mais importantes, como o TOEFL.

Quer saber mais sobre os cursos IsF? Acesse o site do IsF e acompanhe o calendário, além de página de ajuda do site.

Qual o melhor curso de inglês online grátis?

Escolher o melhor curso de inglês grátis online não é uma tarefa simples por um bom motivo: existem várias opções que entregam métodos eficientes e podem levar a resultados muito bons.

Vamos falar de algumas delas.

UNESP

A Universidade Estadual Paulista mantém uma série de cursos online das mais variadas áreas e habilidades e entre eles estão alguns cursos de inglês gratuitos.

É importante ressaltar que tratam-se de cursos para aperfeiçoar a escrita em inglês, para quem já tem um embasamento no idioma. Não há atendimento ou tutoria humana ou certificado no fim dos cursos.

Pode ser uma oportunidade de escrever melhor em inglês com o suporte de textos, vídeos, fórum com diálogos e atividades. São 4 cursos que você encontra na página da UNESP.

Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Esse instituto também oferece uma série de cursos online e gratuitos para diversas áreas profissionais e do conhecimento, incluindo vários cursos de inglês para níveis variados.

Basta acessar o site https://moodle.ifrs.edu.br/ clicar em acessar para abrir uma conta de aluno e depois navegar na opção cursos online abertos e escolher umas das turmas abertas.

Udemy

Aqui temos não uma organização ou escola de cursos online, mas um grande portal onde são oferecidos os cursos – um marketplace de produtos digitais.

Na Udemy estão desde arquivos únicos de cursos rápidos até cursos por módulos. Apesar de ser uma plataforma de vendas, você vai encontrar cursos de inglês online gratuitos, além de contar com cursos de inglês pagos a preços excelentes.

Não se assuste com os valores; é preciso lembrar que cursos online são arquivos digitais de vídeo e áudio, que podem ser vendido em larga escala, especialmente por professores independentes que investem na produção e vendem grandes quantidades a preços mais baixos!

Interface gráfica do usuário, Site

Descrição gerada automaticamente

Vamos falar do Alison Curso de Inglês online

A Alisson é uma veterana no mundo digital para oferecer curso de inglês online e gratuito, operando desde 2007. 

Continua sendo uma excelente opção de curso de inglês EAD gratuito, ajudando milhões de pessoas a dominar a língua inglesa ou aperfeiçoar habilidades, como falar melhor em inglês por exemplo.

Basta acessar o site da Alison e pesquisar os cursos de idiomas disponíveis (também há de alemão e cursos de espanhol). Existem cursos com propósitos específicos, como desenvolver a fluência em inglês para turismo, por exemplo.

Você pode adquirir as certificações após a conclusão dos cursos.

Conheça uma ótima opção de curso de inglês online grátis para iniciantes!

O Duolingo faz a reunião ideal de fazer um curso para iniciantes sem custo e online. É uma excelente plataforma para aprender inglês no conforto de casa e estudando no ritmo de quem está conhecendo o idioma.

Após se cadastrar, você faz um teste de nivelamento e a plataforma coloca você na melhor posição dentro da trilha de aprendizado, que funciona como um game de missões e ganhos. 

Ao atingir a pontuação, você avança; caso não atinja, retorna ao começo do módulo! Essa é uma forma divertida e precisa de dar ao aluno a chance de se avaliar o tempo todo e avançar com mais segurança para alcançar o domínio do inglês.

O Duolingo propõe uma forma individualizada e dinâmica de ensinar inglês!
Gostou de saber que existe qualidade para aprender inglês que não está presa ao pagamento de mensalidades, matrículas e materiais didáticos? As escolas gratuitas de inglês podem proporcionar um ensino de inglês com ótimo nível e ajudar a sua carreira e o seu bolso!