Qual o valor de um curso de inglês? A resposta é: depende!

Qual o valor de um curso de inglês?

Qual o valor de um curso de inglês? Quanto devemos pagar em um aprendizado de uma língua universal como essa? Como sabemos que não estamos sendo passados para trás quando comparamos valores entre cursos? Os valores são diferentes entre cursos presenciais e online? Qual deles vale mais a pena?

A realidade é que o inglês já faz parte de nosso cotidiano. Quem tem um smartphone ou acessa seu PC diariamente, vê palavras em inglês várias vezes dentro de um dia. Aprender a linguagem da Rainha Elizabeth pode abrir portas em nossa carreira profissional, como também nos auxiliar em uma viagem ao exterior.

Mas, qual o valor de um curso de inglês? Saber uma média nos auxilia na hora da compra e realização de um curso. Seja ele presencial ou online, é bom ter uma ideia de quanto a empresa pode cobrar, sempre levando em conta os benefícios que o mesmo oferece em relação a concorrência.

Neste conteúdo, vamos mostrar a você qual o valor de um curso de inglês, além de citarmos a importância de aprender essa língua tão incrível. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto, vamos lá!

Qual a importância de aprender inglês?

Qual o valor de um curso de inglês?
Qual o valor de um curso de inglês? | Fonte: Pixabay.

Antes de sabermos qual o valor de um curso de inglês, é essencial compreender sua importância. De acordo com uma pesquisa do British Council, o órgão oficial britânico para a promoção de relações culturais e oportunidades educacionais, o inglês é a segunda língua mais difundida no mundo: hoje há 1,5 bilhão de estudantes de inglês no mundo.

Está pensando em fazer um intercâmbio para um país da Europa? Pois saiba que por lá, o inglês é a língua estrangeira mais falada em 19 dos 25 Estados-Membros da União Europeia. Como a situação mudará em dez anos?

Para se ter uma ideia desta evolução, o organismo oficial encomendou um estudo europeu à Trajetória, tendo como amostra sete países (França, Grécia, Itália, Espanha, Polônia, Portugal e Romênia). 

O que emergiu no relatório “A Demanda Futura de Inglês na Europa: 2025 e Além” confirma que o Inglês continuará a ser a língua dominante no Velho Continente e continuará a ser a segunda língua preferida para a maioria dos europeus pelo menos até 2025. No entanto, existem mudanças sociais e culturais devem ser levadas em consideração.

Partindo dessas informações, abaixo separamos alguns motivos que embasam a importância do aprendizado do inglês, para posteriormente respondermos a sua dúvida sobre qual o valor de um curso de inglês. Leia conosco:

1. Língua oficial no comércio

Obviamente, o inglês continuará sendo a língua oficial do comércio internacional. Em países onde o inglês não é um idioma oficial, 69% dos empregadores acreditam que o inglês é importante para sua organização.

Dominar o inglês é considerado uma habilidade “passaporte” para encontrar um emprego, ser promovido ou trabalhar no exterior e agora essa língua é usada em todos os níveis, especialmente no setor de hotelaria e serviços de turismo.

2. Inglês em todos os lugares com streaming online

Política e economicamente, também, é dado maior peso à importância de aprender inglês. Além disso, o inglês domina as atividades dos jovens, como jogos online e mídia social. Para adolescentes e jovens, muitas das atividades “sociais” definíveis que acontecem via streaming na web acontecem em inglês – jogos, mensagens de texto, vlogging, mídia social, salas de bate-papo e YouTube.

3. Facilidade de aprendizado em comparação com outras línguas

O inglês também sempre desempenha um papel fundamental como uma “língua de conexão” entre falantes de línguas menos usadas (por exemplo, brasileiros falando com gregos). As principais economias emergentes, como a Índia, também usam e continuarão a usar o inglês como idioma de conexão.

Comparado com outras línguas, o inglês é considerado relativamente simples de aprender e tem uma maior difusão, estando presente no cinema, na TV e na música da cultura ocidental, bem como na tecnologia e na web. 

4. Novas formas de inglês

O uso do inglês se transformou e se adaptou às necessidades locais. Formas mais sutis de inglês surgiram. Dessa forma, é muito mais fácil de aprender inglês com base na sua língua materna, além do tipo de abordagem educativa que a escola de inglês que escolher utilizar. Continue lendo conosco e descubra qual o valor de um curso de inglês. 

5. É possível conhecer novas pessoas

Imagine que você vai realizar um intercâmbio cultural para aprender inglês. Caso já saiba arranhar a língua, é quase certeza de que conhecerá muitas pessoas. Será mais fácil fazer amizades, conhecer outros lugares diferentes, ser bem atendido, e, quem sabe, vivenciar um romance intercontinental.

A realidade é que o inglês é realmente uma língua internacional, o que facilita e muito o seu diálogo com uma pessoa totalmente diferente de você em termos culturais. Como mencionamos, é uma língua intermediadora, ou seja, você brasileiro pode conversar com um grego em inglês, sem ter que aprender grego ou ele aprender português.

Qual o valor de um curso de inglês?

Qual o valor de um curso de inglês?
Confira qual o valor de um curso de inglês. | Fonte: Pixabay.

Chegamos então ao tópico final de nosso conteúdo, onde explicamos a você nosso leitor qual o valor de um curso de inglês. O que podemos antecipar é que não existem um valor fixo. Dizemos isso porque muitas escolas estão disponíveis no mercado atual, totalmente diferentes entre si, tanto na abordagem pedagógica quanto no método de ensino.

Existem formas diferentes de inglês para aprender: é possível aprender apenas o inglês falado ou então apenas a gramática, caso vá fazer alguma prova teórica e precisa saber como escrever bem para não errar nos detalhes.

Como ponto final, vale ressaltar que há uma diferença muito grande entre cursos presenciais e cursos online. Uma mesma instituição que fornece as duas modalidades de ensino, o que é algo comum, pode fornecer valores que diferem em até R$2.000,00 entre uma modalidade e outra.

Portanto, qual o valor de um curso de inglês? Depende: depende da instituição, do método de ensino, da abordagem pedagógica, e, principalmente, do que você está precisando no momento. Pesquise bastante antes de fechar com uma empresa. Essas são as nossas dicas de hoje, esperamos ter lhe ajudado. Até a próxima!