Como aprender inglês rápido?

Ok!! Como professora, a primeira coisa que eu faço ao ouvir esta pergunta é sugerir que a pessoa se sente e reflita sobre a própria pergunta.

Ok, vamos devagar, esta pergunta é muito subjetiva.

Em primeiro lugar, o que seria Aprender Inglês rápido para você?

para você o que representa aprender ingles de forma rapida?
https://www.pexels.com/pt-br/foto/fotografia-lapso-de-tempo-de-edificio-de-concreto-marrom-842654/

Talvez seis meses? Talvez um ano?

Anote em um papel este seu “tempo rápido”. Defina este como sendo sua meta.

Agora que você já definiu  o seu “tempo rápido” é preciso fixar qual o grau de perfeição que você quer para o seu inglês. Com este grau de perfeição esclarecido você saberá se este inglês cabe ou não no seu “tempo rápido”.

Vamos imaginar que sua anotação tenha ficado assim:

TempoNível de Inglês
3 mesesintermediário

Muito bem!! Agora o termo intermediário, ainda não está muito claro para mim.

O que vem dentro do pacote intermediário?

Isto vai muito além do simples verbo To Be.

Por exemplo, conhecer e conhecer bem: 

  • Presente continuous, 
  • present simple, Past simple, 
  • Past continuous, 
  • Present perfect 
  • Past 
  • Past perfect continuous
  • Future
  • Modals
  • Passive
  • Adjective
  • Prepositions

Bom, isto é só uma parte da gramática, sem falar na pronúncia ‘speaking’, na compreensão ‘listening’, leitura ‘reading’ e escrita  ‘writing’.  Acho melhor eu parar por aqui, já entendeu que não é algo trivial. 

Sei que isto pode parecer um pouco desanimador, mas é preciso ter os pés nos chão. por fim com isto quero dizer que pode até errar mas era com consciência, na maioria das vezes.

Bom, minha mãe costumava dizer: “A pressa é inimiga da perfeição!” 

Acredito que ela tinha razão ao dizer isto independente do que você esteja aprendendo.

A dedicação é algo crucial para se chegar ao bom nível e inglês. Entenda como bom aquele que envolve tanto a fala,a escrita, o entendimento do que é falado e a pronúncia é claro.

Agora, vamos partir do ponto que você queira um inglês, digamos… prático para uma simples viagem” Bom até mesmo neste caso você teria que estudar no mínimo uns 3 meses, 3 vezes por semana e fazendo lição de casa.

Neste caso você teria que se esforçar de verdade, até mesmo quando você não suportar mais olhar para seu livro ou não suportar assistir aquele vídeo que fala e fala e você não entende nada.

Você acha que é muito tempo ou muita exigência  para aprender Inglês?

Vejamos vamos trazer algumas situações do dia a dia aqui para você entender.

Imagine que você está viajando para Chicago e seu voo tem uma escala, seu nível de inglês é somente “Bye” e “Good bye”. Você desce do avião e não sabe para  onde ir, nem sabe onde será a conexão, ou até mesmo se você deve pegar sua bagagem e mudar de esteira. 

Não sabe ler o que está nos painéis indicativos, e o pior está com fome e não sabe ler as indicações para uma cafeteria próxima.

A única coisa que você sabe é que seu voo sai em 2 horas e isto é bom, pois significa que você tem um tempo para se organizar como por exemplo: ir ao banheiro, comer e pedir informações.

Como você faria isto? 

Opção 1 – Pedir ajuda sem palavras:

Respostas possíveis:

  1. Você pode ter a sorte de simplesmente dizer help e mostrar o seu ticket e uma boa alma te levar ou tentar se comunicar com a linguagem dos sinais.
  2. Encontrar um profissional que esteja acostumado com este tipo de situação(o que não é algo muito comum pois inglês, hoje em dia, é o mínimo que se pode esperar em um mundo globalizado)  e ele pode te encaminhar corretamente sem grandes problemas.

    Mas, por experiência própria posso te dizer… que isto não vai acontecer. Pois quando meu nível de inglês era pré-intermediário eu passei por esta situação e o agente do aeroporto só disse: “You are in the wrong place go that way” traduzindo: “Você está no lugar errado, vá por ali”.  O que quero dizer com isto? É simples, se hoje já nos perdemos nas ruas e lugares por onde sabemos andar e sabemos ler as placas, imagine você em um lugar desconhecido e ainda sem saber ler, ou pedir ajuda apropriadamente?

Agora pensando novamente em ter um simples inglês para viagens, imagine as possíveis situações:

  • Perguntar como chegar a um endereço
  • Perguntar se pode pagar com cartão de crédito
  • Saber onde fica a saída do aeroporto, 
  • Perguntar sobre direções como direita, esquerda.
  • Perguntar quanto custa uma rosquinha
  • Como usar o cartão telefônico para ligações internacionais.

Você já se viu saindo destas situações?

Eu ia me esquecendo… estamos falando apenas de perguntar…. E quanto a ouvir as respostas? 

É preciso treinar, é preciso estar acostumado a ouvir as palavras em inglês e não traduzi-las dentro de sua cabeça, mas entender que “red” é “red” e não que “red” é “vermelho” e que “vermelho” é esta cor… Entendeu? 

Então mesmo que você precise de um nível de inglês básico, no mínimo 3 meses estudando pra valer.

Isto significa que mesmo querendo parar ou achando chato, porque tem que aprender inglês, mesmo assim você terá que se forçar a estudar. Terá que lutar contra o desânimo.

Porque na verdade se você não está sendo motivado, ou melhor pressionado, a estudar porque no seu dia a dia você não usa a língua, se você não se força nunca sairá do verbo To Be e isto sim é desmotivador.